IEPS - INSTITUTO DE ENSINO E PESQUISA EM SAÚDE

Consumo de leite de vaca pode aumentar a chance de desenvolver Doença de Parkinson

Em 2014, foi realizada meta-análise de estudos prospectivos de coorte, com o objetivo de avaliar a relação entre a ingestão de alimentos lácteos e o risco de doença de Parkinson. Foram incluídos sete resultados de estudos prospectivos, totalizando 1.083 casos da doença, entre 304.193 indivíduos. Entre os vários achados, o estudo caracterizou uma relação dose-resposta linear, mostrando que o risco da doença de Parkinson aumentou 17% por cada incremento de 200 g/dia na ingestão de leite e 13% por cada incremento de 10 g/dia na ingestão de queijo. Os autores concluíram que os alimentos lácteos (leite, queijo) podem estar associados positivamente ao aumento do risco de doença de Parkinson, especialmente entre os homens.

Jiang WJu CJiang HZhang D. Dairy foods intake and risk of Parkinson’s disease: a dose-response meta-analysis of prospective cohort studies. Eur J Epidemiol. 2014;29(9):613-9.

About Dr. Dirceu de Lavôr Sales

Dr. Dirceu de Lavôr Sales, médico especializado em Clínica Médica, Acupuntura, Homeopatia, tratamento da Dor e presidente do Instituto de Ensino e Pesquisa em Saúde