IEPS - INSTITUTO DE ENSINO E PESQUISA EM SAÚDE

Dormir bem emagrece e acalma

  • Dr. Dirceu de Lavôr Sales
  • 17 de junho de 2020

O sono é fundamental para bem-estar: é nesse momento que, sem parar de funcionar, o cérebro descansa, reorganiza as memórias do dia – e se prepara para lidar de maneira saudável como stress do dia seguinte. Durante a fase sem sonhos de cada noite ocorre o único período do dia em que o sistema nervoso simpático ( parte do sistema nervoso responsável pela resposta ao stress e disponibilização de energia para a ação), é totalmente desligado. Em seu lugar, o sistema parassimpático (tem ação contrária ao sistema nervoso simpático) reina sozinho sobre o corpo, permitindo que ele reduza o metabolismo e reponha suas reservas energéticas.

Já a falta de sono é por si só um stress: a insônia leva à liberação de altos níveis de cortisol (hormônio relacionado ao stress crônico) no sangue, o que desencadeia alterações no comportamento. Pesquisas realizadas com ratos impossibilitados de dormir mostram, por exemplo que os animais se tornam mais agressivos e que longos períodos de vigília prejudicam a memória e a cognição.

Além disso, a relação entre o sono e a regulação da resposta ao stress faz com que a falta de sono leve a problemas de saúde associados ao stress faz com que a falta de sono leve a problemas de saúde associados ao stress crônico. Um estudo recente mostrou que, entre pessoas que dormem seis horas e meia por noite, aquelas com o sono fragmentado, que acordam várias vezes durante a noite, têm níveis mais altos de gordura e cortisol no sangue, e pressão arterial elevada. O problema se agrava porque a ansiedade associada ao próprio stress crônico pode levar a insônia e fragmentação do sono – o que agrava a resposta crônica de stress, e torna o adormecimento ainda mais difícil. Outro estudo mostrou que a falta de sono é duplamente maléfica à capacidade do cérebro de regular a resposta ao stress, pois não só reduz a produção de neurônios novos no hipocampo (estrutura do cérebro ligada as emoções e memória) como ainda aumenta a morte dos neurônios que já estão lá.

Avatar

About Dr. Dirceu de Lavôr Sales

Dr. Dirceu de Lavôr Sales, médico especializado em Clínica Médica, Acupuntura, Homeopatia, tratamento da Dor e presidente do Instituto de Ensino e Pesquisa em Saúde

'Dormir bem emagrece e acalma' Exuste 2 comentários

  1. 4 de julho de 2020 @ 01:10

    My brother suggested I might like this web site. He was totally right. This post actually made my day. You cann’t imagine just how much time I had spent for this information! Thanks!

Gostaria de compartilhar seu comentário?

Seu endereço de e-mail não será publicado.