IEPS - INSTITUTO DE ENSINO E PESQUISA EM SAÚDE

Os efeitos maléficos do açucar

Nas últimas décadas, repetidos estudos têm confirmado o quando é perigoso para a saúde o consumo exagerado de açúcar. Infelizmente, a ostensiva propaganda e a ausência de uma política de saúde, faz com que mais e mais pessoas sejam vítimas desse produto. Veja algumas informações importantes a seu respeito.

Composição

Glic = 99,
Calorias = 349,
Proteínas = 0
Lipideos = 0
Ferro = 0
Calcio = 0
Vitaminas = 0
Possui inúmeros aditivos químicos: antiumectantes, conservantes, clarificantes.

Pesquisa da Universidade de Loma Linda

Ingestão exagerada de açúcar diminui o poder bactericida dos leucócitos( capacidade das células brancas combaterem as bactérias). Quando mais açúcar, menos defesa.

Açúcar e Labirintite
Trabalho de mestrado da Universidade de São Paulo

Segundo Yotaka Fukuda – Universidade de São Paulo, a libirintite tem relação direta com a alimentação rica em açúcar. O excesso de açúcar aumenta a produção de insulina que de alguma forma gera os quadros de labirintite. Em sua pesquisa de mestrado realizado com 100 pacientes, ele verificou, que, 80% deles tinha insulina alta e que metade tinha curva glicêmica alterada. A seu ver o excesso de açúcar gera uma sequência inexorável de desequilíbrios. Veja a seguir.

Ingestão de açúcar => excesso de insulina Þ açúcar para dentro das células => se a mesma já estiver suprida de energia => geração de gordura => além disso surge desequilíbrio metabólico => disfunção do pâncreas, trato digestivo, cérebro e neurônios.

Sua proposta de tratamento é: suprimir o açúcar, alimentos industrilizados, refrigerantes, sorvetes, bolos biscoitos, bebidas alcoólicas, leite condensado.

Projeto de atendimento ao obeso – USP

Segundo Anete Hannud Abdo – USP – Projeto de Atendimento ao Obeso – a quantidade de açúcar em 6 litros de sangue seria o equivalente a uma colher de chá. O organismo tenta manter esta quantidade constante. Imagine o esforço que o organismo faz após ingerirmos por exemplo um generoso pedaço de bolo. O que acontece com alguém que ingere açúcar frequentemente? Veja sequencia abaixo:

Açúcar => insulina => mais açúcar => mais insulina => excesso de açúcar é armazenado na forma de glicogênio nos músculos e no fígado => mais açúcar => glicose é transformada em gordura => obesidade => célula obesa => resistência a insulina => pâncreas tenta reagir produzindo cada vez mais insulina => excesso de insulina => Hipertensão arterial Sistêmica => quando pâncreas não suporta a sobrecarga => Diabetes.

Trabalho Publicado no Journal of Public Health com 91.249 mulheres seguidas por oito anos chegou a conclusão que aquelas que consumiam um ou mais copos de refrigerantes por dia tinham duas vezes mais chances de desenvolver diabetes do que as que consumiam menos de um copo por mês.

Segundo Anete:

  • Ao que parece os refrigerantes aumentam a fome, diminuem a saciedade ou quem sabe, calibram o organismo para um gosto doce muito acentuado.
  • Dietas altamente glicêmicas podem aumentar o apetite e reduzir a saciedade.
  • Altos níveis de insulina parecem interferir com a sinalização da leptina (hormônio que diminui o apetite).

Açúcar – Aterosclerose e Infarto

O consumo de açúcar resulta na ativação do Sistema Nervoso simpático, que pode levar ao aumento dos batimentos cardíacos, excitação e euforia. Em excesso ocorre grande produção de insulina com geração de sonolência, cansaço e desânimo.

O brasileiro consome em média 200g de açúcar dia, ou 6kg mês, ou 72kg ano. Portanto, a cada 13 anos a pessoa consome em média uma tonelada de açúcar. Aos 40 anos um cidadão brasileiro já fez passar pelo seu organismo cerca de três toneladas de açúcar.

Produtos concentrados como o açúcar exigem do organismo uma compensação química: são seqüestrados cálcio e magnésio do metabolismo e das reservas, o que o torna um produto descalcificante. Grandes consumidores de açúcar são geralmente fracos, astênicos e dependentes.

O doce é o sabor mais primitivo do ser humano; portanto, quando desejamos sustentar uma atitude infantil e não crescer, a primeira vontade que nos surge é recorrer a este sabor.

About Dr. Dirceu de Lavôr Sales

Dr. Dirceu de Lavôr Sales, médico especializado em Clínica Médica, Acupuntura, Homeopatia, tratamento da Dor e presidente do Instituto de Ensino e Pesquisa em Saúde