IEPS - INSTITUTO DE ENSINO E PESQUISA EM SAÚDE

Ingestão de Gordura Aumenta a Incidência de Câncer de Ovário

  • Dr. Dirceu de Lavôr Sales
  • 17 de dezembro de 2020

Em 2016, a revisão: Intake of dietary fat and risk of ovarian cancer: a meta-analysis of epidemiological studies, que incluiu dezesseis estudos independentes de caso-controle e nove estudos de coorte sobre ingestão de gordura na dieta e câncer de ovário e contou com aproximadamente 900.000 indivíduos no total.

O estudo detectou aumento significativo do risco de câncer de ovário por conta do alto consumo de gorduras totais, saturadas e trans. O tipo de câncer de ovário seroso foi o mais suscetível ao consumo de gordura na dieta, em comparação com os outros subtipos patológicos.

Em conclusão, os achados da meta-análise indicaram que alto consumo de gorduras totais, saturadas e trans aumenta o risco de câncer de ovário, mas que os variados subtipos histológicos têm diferentes susceptibilidade à gordura dietética.

– Qiu W, Lu H, Qi Y, Wang X. Intake of dietary fat and risk of ovarian cancer: a meta-analysis of epidemiological studies. Oncotarget. 2016 Jun 14;7(24):37390-37406.

Dr. Dirceu de Lavôr Sales

About Dr. Dirceu de Lavôr Sales

Dr. Dirceu de Lavôr Sales, médico especializado em Clínica Médica, Acupuntura, Homeopatia, tratamento da Dor e presidente do Instituto de Ensino e Pesquisa em Saúde

Gostaria de compartilhar seu comentário?

Seu endereço de e-mail não será publicado.