IEPS - INSTITUTO DE ENSINO E PESQUISA EM SAÚDE

Ingestão de Gorduras Saturadas Aumenta a Chance de Câncer de Próstata

  • Dr. Dirceu de Lavôr Sales
  • 17 de dezembro de 2020

Pesquisa sobre câncer e doenças prostáticas, publicada em 2017, mostra que alta ingestão dietética de gordura saturada está associada a cânceres de próstata mais agressivos.

O estudo de coorte incluiu 321 homens com câncer de próstata “altamente agressivos”, definidos como tendo escore de Gleason de 8 ou maior, nível de antígeno prostático específico superior a 20 mg / mL ou escore de Gleason igual ou superior ao estágio T3 -T4 da doença.

O vínculo ingestão de gordura saturada/câncer de próstata foi mais pronunciado nos americanos brancos. Segundo os pesquisadores, os achados sugerem que a limitação da ingestão dietética de gorduras saturadas, claramente importante na prevenção de doenças cardiovasculares, também pode atuar na prevenção agressiva de câncer de próstata. Em outras palavras: limitar a ingestão dietética de gorduras saturadas pode ter influência na prevenção agressiva do câncer de próstata. 

– Allott EH, Arab L, Su LJ, Farnan L, Fontham ET, Mohler JL, et al.  Saturated fat intake and prostate cancer aggressiveness: results from the population-based North Carolina-Louisiana Prostate Cancer Project. – Prostate Cancer Prostatic Dis. 2017 Mar;20(1):48-54

Dr. Dirceu de Lavôr Sales

About Dr. Dirceu de Lavôr Sales

Dr. Dirceu de Lavôr Sales, médico especializado em Clínica Médica, Acupuntura, Homeopatia, tratamento da Dor e presidente do Instituto de Ensino e Pesquisa em Saúde

Gostaria de compartilhar seu comentário?

Seu endereço de e-mail não será publicado.