IEPS - INSTITUTO DE ENSINO E PESQUISA EM SAÚDE

Os Efeitos Nocivos da Maionese

  • Dr. Dirceu de Lavôr Sales
  • 17 de dezembro de 2020

Composição: Em destaque, na caixa- CONTÉM NATURALMENTE ÔMEGA 3.
Em letras maiúscula, aparece o destaque. Contudo, além do ômega 3, a maionese contém água, óleo vegetal, vinagre, amido modificado, ovos pasteurizados, açúcar, sal, suco de limão, acidulante: ácido lático; espessante: goma xantina; conservador: ácido sórbico; sequestrante: EDTA cálcico dissódico; corante páprica, aromatizante: aroma natural de mostarda;  antioxidantes: ácido cítrico, BHT e BHA.

Análise da fórmula e comentários:
A formulação revela nociva combinação de ingredientes: corantes, aromatizantes, conservantes, sequestrantes, antioxidantes, óleo, sal e vinagre, além do açúcar. Alguns desses aditivos são reconhecidamente nocivos aos seres humanos, como EDTA cálcico- Etilenodiaminotetracetato de cálcio, que pode ser responsável por erosões dentárias, dilatação dos sinusoides hepáticos, nefrotoxidade; EDTA dissódico, que pode causar retardo no crescimento, diminuição dos eritrócitos, erosão dos molares, diarreia, comprometimento do processo de reprodução, má formação fetal, alterações renais, alterações degenerativas do fígado, rim, cérebro e coração, edema muscular; o vinagre, cuja química é o ácido acético, sobre o qual estudos de curto prazo indicaram a possibilidade de provocar diminuição do apetite e perda de peso; goma xantana, que pode levar a diarreia; ácido sórbico, cujo uso, a longo prazo, em animais, pode levar à diminuição do peso do fígado, testículos e rins; antioxidante BHA- Butil Hidroxianisol, apontado  como possível indutor do aumento do nível de gorduras no sangue e da formação de enzimas metabolizadas pelo fígado, aumentando o risco de levar ao consumo de substâncias importantes para o organismo, como a vitamina D.

Em vários países, seu uso é proibido para crianças pequenas. Em doses aumentadas, pode contribuir para o surgimento de câncer, em ratos; antioxidante BHT- Butil Hidroxitolueno, substância sintética usada como antioxidante. Pode gerar erupções cutâneas, comprometer o metabolismo do fígado e a formação de vitamina D.

Dr. Dirceu de Lavôr Sales

About Dr. Dirceu de Lavôr Sales

Dr. Dirceu de Lavôr Sales, médico especializado em Clínica Médica, Acupuntura, Homeopatia, tratamento da Dor e presidente do Instituto de Ensino e Pesquisa em Saúde

Gostaria de compartilhar seu comentário?

Seu endereço de e-mail não será publicado.